Qualquer pessoa que tenha a mínima experiência com os cálculos do INSS pode afirmar, com certeza, que o INSS erra; e muito!
Fatores como excesso de trabalho, despreparo e/ou desleixo de servidores do INSS contribuem para que milhares de aposentadorias sejam concedidas com valores inferiores ao devido.
Erros no cálculo do tempo de contribuição e/ou dos salários.
Os erros mais comuns do INSS decorrem informações erradas dos períodos trabalhados e dos salários lançados no CNIS do trabalhador.
Nesses casos, o INSS deveria corrigir os salários errados ou inexistentes e o tempo de contribuição ausência no CNIS com base nas informações da carteira de trabalho e outros documentos, mas nem sempre o faz.
E o que acontece? Ao não fazer essa correção dos salários, o INSS acaba considerando o tempo de contribuição errado e o salário errado na média salarial, reduzindo insjutamente o valor da aposentadoria.
Atividades especiais não reconhecidas
Todos sabemos que trabalhadores sujeitos a atividades prejudiciais a sua saúde têm direito a uma contagem diferenciada do tempo de contribuição com o acrésimo no tempo de contribuição de 40% para homens e 20% para mulheres do período de atividade especial.
Na prática, poucos conseguem essa contagem diferenciada no INSS.
Muitos não têm a documentação que comprove a atividade especial e, outros muitos, a tem mas o INSS não aceita por razões ilegais.
Nesses casos, apesar de o trabalhador ter laborado em atividade especial, o tempo de contribuição é contado como tempo comum, sem qualquer acréscimo, diminuindo o seu tempo de contribuição.
Como podemos te ajudar?
Somos especialista em revisão de cálculos de aposentadoria.
Identificamos todos os possíveis erros de cálculo do INSS que possam ter gerado um valor de aposentadoria menor do que o correto.
Em seguida, cuidamos do requerimento administrativo ou judicial de revisão buscando corrigir o valor da aposentadoria e cobrar do INSS os atrasados desde o dia da concessão da aposentadoria.
Para conhecer mais sobre quem nós somos clique em O Escritório.