Erros de cálculo podem diminuir o valor da aposentadoria.

Infelizmente, é comum o INSS cometer erros nos cálculos dos benefícios, gerando aposentadorias e pensões com valores inferiores ao devido.

Períodos trabalhados não considerados, salários de contribuição incorretos, períodos de trabalho em condições nocivas não computados corretamente, entre outros, são alguns fatores que podem gerar um cálculo incorreto do valor da aposentadoria e gerar um grande prejuízo financeiro ao trabalhador.

Por isso, antes de requerer a aposentadoria, é importante confirmar se todas as informações de tempo de serviço e valor das contribuições lançadas no CNIS estão corretas de acordo com a carteira de trabalho e carnês de recolhimento, pois o cálculo dos benefícios é realizado com base nas informações do CNIS, de modo que se estiverem incorretas ou incompletas, podem gerar erros de cálculo.

Caso essa providencia não tenha sido feita antes de requerer o benefício, não se preocupe, ainda é possível conferir se o valor de sua aposentadoria ou pensão foi calculado corretamente pelo INSS mesmo para os benefícios que já foram concedidos.

Mas fique atento, pois o prazo para requerer a revisão do cálculo da aposentadoria é, em regra, de 10 anos.

Se você acredita que o valor de sua aposentadoria possa ter sido calculado de forma errada e ainda estiver no prazo de 10 anos, você pode procurar uma assessoria especializada em Cálculos de Revisão de Benefício para saber se tem direito a algum tipo de Revisão que possa melhorar o valor do se sua aposentadoria.

Há! E caso haja mesmo algum erro de cálculo, ainda há a possibilidade de receber a diferente acumulada dos últimos 5 anos.

Alex Tinoco

Advogado especialista em Direito Previdenciário inscrito na OAB/RJ sob o nº 183.184. Sócio fundador do escritório Tinoco Advogados.