Todo mundo sabe que o INSS calcula o valor da aposentadoria ou pensão com base na média dos salários que o segurado teve na maior parte da vida de trabalho.
O problema é que o INSS considera nessa média apenas os salários de julho de 1994 para frente e desconsidera os salários anteriores a julho de 1994.
Isso prejudica muitos segurados que tiveram salários mais altos antes de julho de 1994 em comparação a alguns salários recebidos após julho de 1994, fazendo com que o valor da média dos salários diminua, juntamente com o valor da aposentadoria ou pensão.
Essa Revisão da Vida Toda, que acaba de ser aprovada pelo STJ, tem a finalidade de incluir no cálculo da aposentadoria ou pensão os salários recebidos antes de julho de 1994 no caso dos segurados que tiveram bons salários nesse período, ou seja, quando essa inclusão resultar em aumento no valor da aposentadoria.
Por isso, essa revisão não beneficia a todos os segurados, mas somente os que tiveram bons salários antes de julho de 1994.
Assim, é importante ter uma ideia do valor dos salários anteriores a julho de 1994 corrigidos para a data de hoje, compara-los com os salários posteriores, incluí-los na base de cálculo e refazer o cálculo da aposentadoria para saber se aumenta ou diminui, antes mesmo de pensar em entrar com o pedido de revisão.
Até a próxima.