Neste post eu vou te ensinar tudo que você precisa saber antes de contratar um advogado previdenciário no Rio de Janeiro – RJ. Você vai entender:
- Qual é a especialidade do advogado para aposentadoria no Rio de Janeiro.
- Quem é o advogado previdenciário.
- O que faz um advogado previdenciário no Rio de Janeiro?
- Quanto cobra um advogado previdenciário no Rio de Janeiro?
- Por que contratar um advogado previdenciário no Rio de Janeiro?
- Como escolher um advogado previdenciário no Rio de Janeiro?
1. Qual a especialidade do advogado para aposentadoria no Rio de Janeiro?
Assim como acontece com o médico, a atuação do advogado também é dividida em áreas de especialidade. O advogado para aposentadoria é chamado de Advogado Previdenciário.
2. Quem é o advogado previdenciário no Rio de Janeiro?
Advogado previdenciário no Rio de Janeiro é o profissional formado em Direito e habilitado junto à Ordem dos Advogados do Brasil que decidiu se especializar no estudo e na prática do Direito Previdenciário, exercendo a advocacia previdenciária e trabalhando na defesa de pessoas em busca da sua aposentadoria.
3. O que faz um advogado previdenciário no Rio de Janeiro – RJ?
O advogado previdenciário no Rio de Janeiro é o profissional capacitado para ajudar a pessoa que deseja se aposentar a obter a melhor aposentadoria ou a pessoa que já é aposentada a revisar e corrigir possíveis erros de cálculo que tenham reduzido o valor do benefício.
Por conhecer bem as regras do jogo, o advogado previdenciário entende os problemas mais comuns relacionados à aposentadoria e conhece as soluções para esses problemas.
3.1. Trabalho do advogado previdenciário antes do pedido de aposentadoria.
O trabalho do advogado previdenciário no Rio de Janeiro começa antes mesmo do pedido de aposentadoria. Esse profissional do Direito é capacitado para analisar toda a documentação do cliente, fazer cálculos de aposentadoria e identificar possíveis problemas e corrigi-los antes do requerimento da aposentaria.
3.2 Trabalho do advogado previdenciário durante o pedido de aposentadoria
O advogado previdenciário no Rio de Janeiro pode ainda ser contratado para cuidar do requerimento administrativo da aposentadoria junto ao INSS ou outro órgão previdenciário. Nesse caso, o advogado cuidará de todas as etapas necessárias do processo de aposentadoria até o final, enquanto o cliente aguarda o resultado no conforto da sua casa.
3.3. Trabalho do advogado previdenciário após a aposentadoria
Além disso, o advogado previdenciário no Rio e Janeiro também está apto para cuidar dos casos em que a pessoa já é aposentada, mas deseja uma revisão da aposentadoria. Nesse caso, o advogado realiza a análise dos documentos e realiza cálculos para conferir se o INSS ou outro órgão previdenciário calculou corretamente o valor da aposentadoria do cliente e se há algum erro.
Caso seja identificado algum erro do INSS ou outro órgão previdenciário no cálculo da aposentadoria, o advogado previdenciário saberá como agir para pedir a revisão do benefício com o objetivo de corrigir o erro e gerar um aumento justo no valor na aposentadoria, seja na via administrativa ou judicial, conforme o caso.
3.4. Trabalho do advogado previdenciário em outros benefícios previdenciários
Mas o advogado previdenciário no Rio de Janeiro não trabalha apenas com aposentadoria, mas qualquer tipo de benefício previdenciário, como, por exemplo, no caso do INSS, o auxílio doença, a pensão por morte, o salário maternidade, o auxílio reclusão etc…. etc….
4. Quanto cobra um advogado previdenciário no Rio de Janeiro – RJ
A profissão do advogado previdenciário no Rio de Janeiro, assim como qualquer advogado, é regulamentada pela Ordem dos Advogados do Brasil – OAB através do Estatuto da Advocacia e do Código de Ética da Advocacia.
O Código de Ética da Advocacia prevê que os honorários advocatícios devem ser fixados com moderação de acordo com os seguintes critérios:
I –a relevância, o vulto, a complexidade e a dificuldade das questões versadas;
II –o trabalho e o tempo necessários;
III –a possibilidade de ficar o advogado impedido de intervir em outros casos, ou de se desavir com outros clientes ou terceiros;
IV –o valor da causa, a condição econômica do cliente e o proveito para ele resultante do serviço profissional;
V –o caráter da intervenção, conforme se trate de serviço a cliente avulso, habitual ou permanente;
VI –o lugar da prestação dos serviços, fora ou não do domicílio do advogado;
VII –a competência e o renome do profissional;
VIII –a praxe do foro sobre trabalhos análogos.
Como se vê, os critérios acima são bastante subjetivos. Por essa razão, a OAB de cada Estado do Brasil possui uma tabela de honorários com o objetivo de orientar a cobrança pelo advogado. O advogado não é obrigado a cobrar exatamente o valor da tabela, que serve apenas para estimar o que seria um valor razoável para a prestação de serviços.
Na prática, um advogado previdenciário no Rio de Janeiro normalmente cobra um percentual dos atrasados que varia na média de 20% a 30% do valor total dos atrasados e/ou de 2 a 3 mensalidades da aposentadoria, a depender do caso.
É muito importante que o valor dos honorários do advogado previdenciário e a forma de pagamento fiquem muito claras desde o início através de um contrato escrito entre advogado e cliente para evitar problemas no decorrer do processo.
5. Por que contratar um advogado previdenciário no Rio de Janeiro – RJ?
Um advogado previdenciário no Rio de Janeiro pode ser contratado para diversas finalidades.
5.1. Planejamento da aposentadoria ou planejamento previdenciário
Há pessoas que ainda não estão na hora de se aposentar, mas entendem a necessidade de começar a fazer o planejamento da aposentadoria com a maior antecedência possível.
Nesse caso, contratar um advogado previdenciário no Rio de Janeiro para fazer o planejamento da aposentadoria pode ser uma boa alternativa, pois um profissional especializado te ajudará a entender, exatamente, qual é a sua situação previdenciária hoje e o que você precisa fazer daqui para frente para obter a melhor aposentadoria no menor tempo possível, prevendo, desde já, valor e data para essa aposentadoria futura.
5.2. Pedido da aposentadoria
As pessoas também costumam contratar um advogado para aposenadoria no Rio de Janeiro para cuidar do seu pedido de aposentadoria do início ao fim. Nesse caso, é o advogado quem cuida de tudo:
- Reúne e confere toda a documentação necessária;
- Realiza cálculos prévia para saber o tempo de contribuição e qual será o valor da aposentadoria;
- Descobre qual a espécie de aposentadoria é mais vantajosa para o cliente;
- Corrige possíveis erros no tempo de contribuição ou nos salários que possam prejudicar a aposentadoria;
- Prepara, protocola e acompanha até o final o pedido de aposentadoria junto ao INSS ou outro órgão de previdência;
- Confere o cálculo da aposentadoria feito pelo INSS ou outro órgão;
- Entrega e explica os documentos da aposentadoria para o cliente.
5.3. Revisão de Aposentadoria
O advogado previdenciário no Rio de Janeiro também é contratado quando uma pessoa que já é aposentada deseja fazer uma revisão de aposentadoria.
O trabalho do advogado previdenciário no Rio de Janeiro na revisão da aposentadoria consiste em apurar se os cálculos da aposentadoria foram realizados corretamente pelo INSS ou outro órgão de previdência ou se houve algum erro que tenha gerado uma aposentadoria menor do que a devido.
Erros mais comuns cometidos pelo INSS:
- Erro no cálculo do tempo de contribuição.
- Erro no cálculo do valor de alguns salários.
- Exclusão dos salários anteriores a julho de 1994 quando são maiores.
- Erro na análise de atividades especiais (insalubre ou perigosa).
- Entre muitos outros.
Para identificar e corrigir os erros acima, o advogado para aposentadoria costuma adotar uma série de medidas:
- Reúne e confere toda a documentação necessária;
- Realiza cálculos para saber se há algum erros no tempo de contribuição ou no valor dos salários computados de contribuição computados;
- Identificado algum erro, o advogado então prepara, protocola e acompanha até o final o pedido de revisão junto ao INSS ou outro órgão de previdência ou mesmo ao judiciário, conforme o caso.
5.4. Cálculos de aposentadoria.
Pode ser que a pessoa queira apenas saber quanto tempo ela tem de contribuição ou mesmo o valor que ela receberia de aposentadoria caso ela se aposentasse hoje ou ainda se a sua aposentadoria foi calculada corretamente.
Nesses casos, normalmente, a primeira medida que a pessoa adota é fazer uma simulação no MEU INSS.
O problema é que nem sempre essa simulação no aplicativo MEU INSS é precisa, pois ela é baseada apenas nas informações do CNIS, mas é comum haver erros no CNIS que podem prejudicar essa simulação.
Por essa razão, as pessoas que querem ter mais segurança costumam contratar um advogado previdenciário no Rio de Janeiro apenas para realizar o cálculo do seu tempo de contribuição ou do valor da aposentadoria.
6. Como escolher um advogado previdenciário no Rio de Janeiro?
A relação entre o advogado e o cliente e baseada em confiança. Por isso, a escolha do advogado é uma decisão baseada em confiança.
A aposentadoria não é apenas um projeto de vida. Muitas vezes, a aposentadoria é uma necessidade vital para a pessoa e sua família.
Por isso, escolher um advogado para aposentadoria no Rio de Janeiro é uma decisão muito importante e exige alguns cuidados. Vamos te dar algumas dicas que vão te ajudar na hora da escolha de um advogado previdenciário no Rio de de Janeiro.
6.1. Fuja do advogado que promete”causa ganha”.
A forma como o advogado aborda a sua causa diz muito sobre ele.
Um dos erros mais cometidos por alguns advogados é prometer que sua “causa é ganha”. É um erro porque não existe “causa ganha”. O advogado não pode garantir que a causa será ganha porque não é ele quem decide. Advogado não é juiz.
Eu costumo dizer que uma processo é igual a uma partida de futebol. Só existe vitória depois do apito final. Nunca se pode declarar vitória durante o processo e muito menos antes do processo.
Por isso, entendo que o advogado que promete causa ganha não está sendo totalmente sincero; por isso, este tipo de profissional deve ser evitado.
6.2. O advogado especialista.
Outro ponto fundamental na hora de escolher um advogado para aposentadoria é saber se o profissional é realmente especializado do Direito Previdenciário.
Isso é importante porque a legislação previdenciária é muito específica e os profissionais que se dedicam a estudá-la com exclusividade tendem a ter um conhecimento mais profundo e abrangente e são capazes de apresentar soluções mais efetivas para a sua aposentadoria.
6.3. O advogado “barato”.
Por mais que a OAB se esforce para evitar o aviltamento dos honorários, ainda há muitos advogados cobrando valores muito abaixo da média com o objetivo de fazer captação de clientes em massa.
Sugerimos cuidado com esse tipo de profissional, pois aqui se aplica perfeitamente o jargão popular de que o “o barato costuma sair mais caro”.
6.4. Pesquise sobre o advogado na internet
Antes de contratar um advogado previdenciário, é importante conhecê-lo um ponto melhor.
A internet chegou para ficar e com ela temos acesso a todo tipo de informação, inclusive quanto à atuação profissional de um advogado.
Pesquise sobre o advogado na internet e então terá mais segurança em relação à especialidade e à eficiência do trabalho dele.
6.5. Faça um contrato escrito.
Ao contratar um advogado previdenciário, tenha o cuidado de exigir um contrato escrito, em que ficarão claras as obrigações suas e do advogado, assim como o valor e a forma de pagamento dos honorários advocatícios.
6.6. Acompanhe os andamentos do processo
Peça ao advogado que, assim que ele protocolar o seu processo, que ele lhe envie o protocolo com o número do processo.
Se o pedido de aposentadoria ou revisão for realizado administrativamente ao INSS, você acompanhar os andamentos diretamente no aplicativo MEU INSS, em agendamentos e solicitações.
Agora, se o pedido da aposentadoria ou revisão for feito judicialmente, peça ao advogado o número do processo e o link da página do site da Justiça em que você pode acompanhar os andamentos do processo.
6.7. Mantenha contato frequente com o advogado durante o processo.
A troca constante de informações entre advogado e cliente durante o processo é importante não apenas para o cliente, mas também para o advogado.Por isso, mantenha contato frequente com seu advogado.
7. Tinoco Advogados: referência em Advocacia Previdenciária no estado do Rio de Janeiro – RJ
Existimos desde 2013 e somos um escritório especializado em Direito Previdenciário, com advogados especialistas em Aposentadoria, Revisão e outros Benefícios Previdenciários.
Atuamos em todo o Estado do Rio de Janeiro em processos administrativos e judiciais de concessão e revisão de aposentadorias e outros benefícios.
Nossa luta consiste em entregar dignidade ao trabalhador e sua família, através de uma aposentadoria ou outro benefício em valor justo e no menor tempo possível.
Temos como diferencial a atuação focada no direito previdenciário, o que nos permite um conhecimento mais profundo da área e soluções mais efetivas para que você obtenha a melhor aposentadoria no menor tempo possível.
8. Conclusão
Espero ter te ajudado com as dicas acima a entender qual o tipo de advogado é mais indicado para aposentadoria, o que faz, quanto cobra, quando e como contratar um advogado previdenciário.
Assim, você terá melhores condições de escolher um advogado para cuidar da sua aposentadoria.
Caso deseje planejar a sua aposentadoria, entrar com o pedido de aposentadoria ou revisão no INSS ou outro órgão de previdência, ou então somente fazer cálculos, temos uma equipe pronta para cuidar do seu caso.
Cuidamos de tudo relacionado à sua aposentadoria enquanto você se dedica a usar o seu tempo para fazer o que gosta.
Como eu disse acima, advogado nunca garante qualquer resultado, mas posso garantir que estudamos e trabalhamos firme para te prestar o melhor serviço de advocacia previdenciária possível.
Você pode pedir um atendimento pelo formulário abaixo, pelo telefone ou WhatsApp.
Atendemos presencialmente em nossos escritórios (Rio de Janeiro e Niterói) ou online (todo o Brasil).Obrigado pela leitura e até a próxima 😉